domingo, 28 de novembro de 2010

Banco Alimentar Contra a Fome: Campanha de Recolha de Alimentos este Fim-de-Semana, dias 27 e 28 de Novembro de 2010

A Campanha de Recolha de Alimentos em supermercados e superfícies comerciais realizou-se ontem, dia 27, e continua hoje, dia 28 de Novembro de 2010. Esta é uma campanha para Banco Alimentar Contra a Fome.
Esta e outras Instituições de Solidariedade Social estão à beira da ruptura.

Há muita gente solidária nas entradas dos supermercados a fazer recolha de alimentos. Nestas iniciativas tão generosas estão muitas pessoas de bem envolvidas, como que numa espécie de máquina humana, para que esta seja uma acção de solidariedade bem organizada.

Quanto maior é a crise, mais as pessoas se sentem na necessidade de participar e, muitas vezes, quem participa é quem mais dificuldades sente no seu dia a dia.

Espero que esta recolha seja um sucesso pois já é mau de mais haver quem não tem nada que comer e tenha que viver da caridade alheia.

As instituições estão desorientadas sem saberem como socorrer a tantos pedidos de ajuda.

Ajuda a ajudar!

JOÃO

Para veres os meus posts anteriores sobre o tema em título, clica nas seguintes hiperligações:


1 comentário:

  1. O Bancos Alimentares Contra a Fome recolheram, na campanha que decorreu este fim-de-semana, um importante aumento de alimentos relativamente passado ano. E o número de voluntários, que excedeu as todas as expectativas, trabalhou sem descanso para que todos os alimentos recolhidos ficassem organizados, compilados, e armazenados para serem entregues, através de instituições de solidariedade social nas diversas áreas de cada BA, e que estão servidas pelos supermercados onde as dádivas foram deixadas, à população comprovadamente mais carenciada dessas mesmas localidades.

    O grande movimento de solidariedade da sociedade portuguesa e empenhamento e dedicação de milhares de voluntários, é de enaltecer, pois todas as pessoas envolvidas nestas iniciativas não pedem nada em troca.

    O que todos os cidadãos devem pedir é que não haja desperdício nas famílias que mais podem, nas instituições que deitam, diariamente, fora alimentos por não os terem consumido ou vendido, mas antes arranjarem forma de tudo poder, em tempo útil, ser aproveitado e utilizado para minorar as carências alimentares de milhares de outras famílias que estão a passar fome.

    De realçar que os que mais dificuldades têm são os que mais repartem com os que nada têm.

    Campanha ‘Ajuda Vale’
    Decorre, ainda, até dia 5 de Dezembro, a Campanha “Ajuda que Vale”, que permite a recolha de alimentos sob a forma de vales que representam alguns produtos básicos à alimentação.

    Cada cupão representa uma unidade do produto. O cupão, que dador selecciona como dádiva, para além de mencionar que se trata de uma entrega destinada aos Bancos Alimentares Contra a Fome, refere de forma bem explícita a identificação do tipo de produto, a respectiva unidade e inclui um código de barras próprio. O dador pode escolher talões de vários alimentos à sua escolha. E, ao efectuar o pagamento, entrega o cupão “Ajuda Vale” na caixa registadora e os produtos ficam, assim, registados e identificados no talão de caixa. O transporte para os Bancos Alimentares Contra a Fome fica a cargo de cada uma das cadeias de distribuição, tal como se processou na Campanha de Recolha de Alimentos.

    Bem-haja, portugueses de boa vontade!

    JOÃO

    ResponderEliminar